sábado, 31 de outubro de 2009

Luxúria


Chegou cedo. Não me disse nada, nem mesmo o corriqueiro bom dia ou aquele sorriso malicioso, me deixou na saudade daquele olhar sedutor, que me tirava o fôlego. Passou sério e direto, sem olhar para os lados, como se eu fosse um poste ou ninguém, pois as vezes é preciso notar os postes ou a gente dá com a cara neles. Fiquei pensando em mil coisas. O que teria acontecido afinal? O que teria me roubado o sagrado direito daquele olhar sedutor e daquele sorriso inebriante de todas as manhãs? Não podia entender e mais que essa indiferença ferira me a alma eu lutava por encontrar uma justificativa. Não, nada justificaria, eu pensei.
O Tempo parou. Toda vez que eu olhava o relógio parecia que ele estava no mesmo ponto. E essa hora de intervalo que não chega nunca. Uma ansiedade jamais sentida invadiu-me, medo. Sim medo. Medo de perder quem eu nunca havia possuido de verdade. Mas que importa isso, se nos sonhos, era essa a verdade mais absoluta? A maior de todas as luxúrias e a mais intensa entrega? Em meus sonhos essa era sim a volúpia que me consumia me arrancava suspiros de prazer intenso.
Luxúria é pécado. Dizem. Se é, é só para os mortais. Não para os deuses, não para nós. Mas agora quem iria trazer de novo o brilho aos meus olhos? Como viveria eu sem aquele sorriso e aquele olhar cúmplice que alimentava meus sonhos todos os dias, o dia todo? Seriam me negados para sempre? Como eu viveria sem saborear a volúpia daquele olhar matinal?





O tempo congelara, definitivamente. E eu esperava ansiosamente. Observava até mesmo o movimento e as batidas das portas. Ao menor sinal de um abrir e fechar levantava os olhos na mais cega ilusão de que veria, por um instante que fosse aqueles olhos que me diziam em silêncio: Te quero! Mas nada, nada.
O Tempo petrificou-se. Nada mais a fazer. As portas não se abrem e nem se fecham, parecem que não existem. Além disso as tarefas nos colocou em lugares diferentes, separados agora, não só por corredores e paredes, mas também pela indiferença. O tempo fechou-lhe os olhos. A luxúria de um olhar e a volúpia de um sorriso agora era apenas imaginação e desejo, desejo que me consumia por dentro.
Enfim, parece que o tempo ou o relógio andara. Mas a porta continua fechada. O corredor vazio. Espero, passam-se os segundos, minutos, muitos. Já não posso mais esperar, é o limite do tempo e da identidade digital, tenho que passá-la no tempo exato, foi todo o limite de tempo. Dou as costas àquele corredor longo e vazio, caminho em direção à máquina e passo a identidade e ainda olhei pra trás, o mesmo vazio. Resperei fundo e doeu-me na alma. Cheguei à porta de saída, sem mesmo desejar sair.
Devo atravessar a rua. Sinal fechado. Espero. Desejo olhar pra trás, mas no desejo de conter a dor da alma, contenho-me. Dói o coração. O sinal vai abrir.
Posso te acompanhar? Meus olhos brilharam, meu coração saltou de alegria sem mesmo olhar na sua direção. Ao contemplá-lo, foi o mais eficaz de todos os medicamentos que eu poderia desejar para minhas dores. O sinal fechou-se antes que atravessássemos a rua. Eu sorria e ele também.
E naquela noite enfim, eu experimentaria na carne o gosto da luxúria e o sabor da volúpia de meus sonhos. E é verdade, a mais pura verdade. Luxúria e volúpia podem ser pecado, mas só para os mortais, não para os deuses, não para nós. E naquela noite erámos apenas deuses num amor nem um pouquinho humano. E mesmo que fosse por uma noite apenas, mesmo que esse manjar dos deuses durasse apenas uma noite teria valido a pena.
Afinal quem precisa de mil e uma noites, se é apenas uma que se pode ter por vez?


Arthur Alter

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DIA VERDE


VIDA VERDE
Encontro de práticas para uma vida simples, natural e sustentável.
É sempre positivo estarmos pensando em algo em prol da natureza. Infelizmente o nosso descuidado e até mesmo a atitude simples de destruição é o que mais prejudica. Hoje atitude pequenas e isoladas são importantes sim. Mas já não são suficientes, é preciso mais que isso.
Nosso consumismo exacerbado não nos deixa preocupar com o cuidado com o meio ambiente. E engraçado é que existem até ironias nesse contexto. Ontem mesmo conversando com um amigo sobre o DIA VERDE. Ele me disse não acreditar que isso seja importante ou que tenha algum significado positivo. Enfim, ele é vegetariano. Procura sempre alimentos saudáveis, mas ele mesmo não cuida pra que ele possa ter esse tipo de alimento em sua mesa. É sempre o outro que deve cuidar e ai está o nosso maior erro.
Eu acredito que essa atitude simples possa a vir ter efeito no futuro. Vamos ver. Desculpe a comparação até mesmo absurda. Mas a primeira passeata do orgulho gay em São Paulo foi por assim dizer um fracasso. Hoje talvez ela seja um fracasso em muitos aspéctos, menos naquele de chamar a atenção.
Uma vida simples não significa abrir mão de conforto e tecnologias, significa cuidar para que possamos usar isso com mais qualidade de vida.
Amigos Jason e Alessandro essa é a minha contribuição. Estou numa semana de muitos compromissos. Ainda bem que vem um feriado por aí hehehehe e como vocês autorizaram, vou transcrever novamente parte do que vocês postaram. Parabéns pela iniciativa. Arthur Alter

"Cuidado: Já imaginou se cuidássemos da terra, digo do nosso cantinho, como cuidamos de nosso carro, onde não deixamos lixo nem sujeira acumular e procuramos fazer sempre uma revisão quando algo não vai bem? Já imaginou se todos cuidássemos da terra, como se cuida de um filho? Já imaginou se todos cuidassem e protegesse o meio ambiente como cuidamos e protegemos nossos bens materiais?
Já imaginou que daqui alguns anos talvez todo cuidado será pouco?Já imaginou que hoje mesmo sendo pouco, qualquer cuidado pode fazer muita diferença?Já imaginou que seus filhos ou netos talvez nem tenham a chance de ter cuidado algum?
Já Imaginou que você pode fazer alguma coisa e nunca fez nada?
Já imaginou que fazer alguma coisa é o mesmo que cuidar de você e de seu patrimônio mais valioso?
Já imaginou que muitas vezes é preciso fazer o que gente não gosta pra alcançar o que gente mais gosta, quer ou precisa?
Já imaginou que se a gente já tivesse começado a fazer algo há alguns anos atrás nosso ecossistema estaria mais equilibrado e nossas vidas estaria bem melhor?
Comece a imaginar...
O QUE FAZER?Já imaginou se cada um de nós adotássemos apenas 5 atitudes básicas e pequeninas pelo resto de nossas vidas? Já imaginou qual seria a diferença daqui alguns anos? Já imaginou que alguém vai se orgulhar muito de você por uma atitude simples como essa?Já imaginou se você motivar seus filhos, amigos e vizinhos a fazerem o mesmo?
(Texto de Jason e Alessandro)




quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DIA VERDE: PARTICIPE!

Amigos chegou o dia de abraçarmos a idéia VERDE.
Todas as informação estão no blog Ká Entre Nós.
Vamos deixar a blogosfera verde por 24 horas amanhã?
Parabéns ao Jason e ao Alê pela bela iniciativa já andei vendo em alguns blogs a movimentação... Participe você também e convide seus amigos a participarem.
Abraço meu e até amanhã com a postagem oficial do DIA VERDE.
Arthur Alter

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Solidário


Amigos eu pedi ao Jason a autorização pra divulgar em meu blog a postagem que ele e alguns outros blogueiros estão fazendo. Como estou sem tempo de fazer uma postagem específica, ao visitar o Ka Entre Nós, vi que as palavras do Jason poderiam ser as minhas ou as suas e etc... Ao Pedir o Jason a devida permissão ele foi gentil e ainda escreveu o seguinte. O que deixou-me orgulhoso. Arthur,
Autorizado, pra uma causa dessas nem precisa de pedir. To feliz por ver seu engajamento. Gostaria eu de ter mais blogueiros com sua dinâmica. Quero te conhecer melhor. Abraço e mãos a obra. Jason
Obrigado a vc Jason.
E segue abaixo parte da postagem do Jason do Ká Entre Nós.
Indignação é pouco!
Com uma certa doze de ceticismo e desesperança de que algo possa impedir que absurdos como esse cometido pelo governador Roberto Requião, passe impune e banalizado, quero registrar aqui minha indignação e solidariedade com todos os amigos gays, que mais uma vez se sentem ultrajados e humilhados. Apos a seguinte afirmação do Governador: "...a missão do Governo é estar em defesa do interesse público, e, da saúde da Mulher também. Embora hoje o CANCÊR DE MAMA seja uma doença masculina também, deve ser consequência dessas passeatas gays".
Preconceito meus amigos é coisa que se apreende e sendo assim, se apreende também a não ser preconceituoso. Um bossal como o Roberto Requião não teve o privilégio de aprender isso para que ele pudesse se tornar um pouco mais “humano”, pois a bem da verdade, quanto menos preconceito temos, mais nos aproximamos do verdadeiro sentido da palavra “HUMANO”. De outro lado, ver e aceitar que foi apenas uma “gafe”, um deslize, é um absurdo e apenas reforça o comprometimento que nossa mídia tem para com a verdade dos fatos acima de qualquer coisa. O mínimo que o Sr. Governador deveria fazer é pedir desculpas publicamente. E depois nossos políticos ainda querem respeito. Respeito? Como se eles que deveriam ser os estandartes do respeito, da ética, e da responsabilidade moral, não se dão ao cuidado.Enfim, chega de homofobia, de preconceito velado e de tanta bossalidade. Esse tipo preconceito, e ainda mais, tomado como uma simples “gafe” é o pior por que passa impune. E são esses os que estão carregados da mais íntima e profunda verdade que povoa a mente da maioria de nossos políticos. E eu me envergonho desses.Sendo assim, eu gostaria muito que o Sr. Governador fizesse um pedido de desculpas publicamente, sei que não seria verdade as palavras que ele iria proferir, mas pelo menos a gente teria chance de sentir nojo da cara dele mais uma vez. Amigos essa mesma postagem que coloco aqui estou enviando à Central Globo de jornalismo. Com devidos acertos é claro. Mas é aqui que mora o meu ceticismo e desesperança. Vocês acham que a poderosa Globo vai se dar ao luxo de mencionar isso em seu jornalismo. Não, claro que não. Isso não gera dinheiro.
Pois bem, ai acima são palavras do blogueiro Jason, o qual mesmo sem o conhecer já o adimiro por sua coragem e talento. E ao mesmo tempo saber usar com tanto equilíbrio e sensatez um meio de comunicação tão democrático e poderoso como o blog.
Abraço Jason e sucesso sempre.
Arthur Alter

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Outubro Rosa




Bom meus caros amigos, estou feliz por dois motivos, o primeiro pela calorosa recepção que recebi dos blogueiros que comentaram no meu primeiro post na blogosfera. E segundo, por ter a oportunidade de participar dessa campanha bonita motivada pelo Luis Fabiano do blog http://luisfabianoteixeira.blogspot.com/, ele é um artista. Vale a pena conferir. Ele está motivando a consciência sobre o Câncer de mama.
Vou postar um pouco das palavras do próprio Luis, para que vocês tenham uma idéia mais acertada. E convido vocês a passarem no blog dele e tb aderirem. Acredito que esse espaço blogoférico deve servir, além de lugar comum para nossas idéias pessoais, também deve ser lugar de educar, formar opinião e informar. Veleu Luis pela iniciativa e pelo belo trabalho.
Fala Luis,
Não, não vou falar daquele famoso quadro do Renoir que leva o mesmo nome do post de hoje. As cores rosa e azul são referências à campanha “Outubro Rosa” e a minha fase atual, respectivamente.
Desde que terminou a minha exposição, não tinha postado nada de trabalho aqui e até já levei um puxãozinho de orelha por causa disso. Como também apoio a campanha de combate ao câncer de mama, que nesta época do ano ganha maior visibilidade, por conta do “Outubro Rosa”, fiz uma arte para a divulgação do evento na internet. Tudo extraoficial, por minha conta mesmo. Não acho que artistas devam ficar se justificando, porque cada um vai interpretar uma obra de arte à sua maneira, mas só queria esclarecer que a minha intenção com esse trabalho e com os próximos que tem a mesma pegada não é chocar simplesmente, embora lembre aquelas campanhas da Benetton, do Oliviero Toscani, dos anos 90. Quis apenas criar uma imagem que estimulasse a prevenção da doença e ao mesmo tempo não esquecesse as mulheres que já estão em tratamento ou que, lamentavelmente, tiveram que perder um seio. Nada contra também ao bunner que vi na bloguesfera feminina, mas acho que funcionaria melhor algo que chamasse mais atenção, que fizesse refletir e não apenas lembrar que em outubro monumentos serão iluminados de rosa, etc. E tem também um lado divertido, na fotografia, essa referência "pin up" que está super em alta.
A “modelo” foi fotografada por Cris Bierrenbach para a revista ELLE de maio de 2001, num editorial intitulado “Nossos Corpos”. Curiosamente se trata de uma colega, uma artista plástica, M.N., que deu a seguinte declaração na época: “A quimioterapia terminou e há dois meses meus fiozinhos começaram a reaparecer. Já tenho 1 cm de cabelo. Pareço mesmo uma criança. Com o fim dessa infância, vou voltar a ser mulher”.

Ainda recorri ao Google, na tentativa de parabenizá-la pela coragem, mas não a encontrei. No mês passado, perdemos Andrea Maltarolli, aos 46 anos, uma das criadoras de “Malhação”. Enfim, é um assunto bastante sério, por isso quem puder abrace essa causa, ajude a divulgá-la, é importante.

Gente muito legal, não é mesmo? Iniciativa brilhante.

Enfim, vou participar também na sexta feira do Dia Verde, promovido pelo Jason, outra pessoa extraordinária no mundo blogosférico. Parabéns ao Jason e a todos que aderirem ao Dia VERDE. É pouco, mas faz a diferença.
Grande abraço a todos
Arthur Alter Lima

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vagamente: Conceito de amor




Idéia de amor

Trata-se de um conceito muito abstrato e absolutamente subjetivo. Daí o fato de não se poder ser definitivo sobre ele. No entanto, autores no mundo todo tentam das mais variadas formas definir e expressar-se sobre esse conceito. E atualmente o amor virou objeto de estudo e pesquisa nas universidades. Pesquisadores e cientistas acreditam na possibilidade de criar a pílula do amor. (doutor Larry Young, na Universidade de Emory, no estado americano da Georgia, ) Pode até ser possível. Mas será que o sentimento será verdadeiro ou apenas estimulado? Isso fará o amor durar naquele usuário definitiva, genuína e eternamente? Afinal um grande, verdadeiro e eterno amor é o sonho de muitos e, se esse tipo de amor existe, é privilégio de poucos.
Como filósofo, observador, pensador e amante da vida, eu tenho minhas objeções a tais pesquisas, mas acredito que sejam importantes. Na verdade quero dizer que acredito que a espontaniedade, é o que torna o amor verdadeiro. Mas a bem da verdade, todas as formas de definir e apresentar o amor sempre será apenas mais uma manisfetação entre tantas e como sempre, não definitiva.
Por fim, mas não finalmente, talvez você queira saber exatamente o que eu penso acerca do amor. Estranha e verdadeiramente acredito que eu não tenho uma idéia bem definida sobre esse conceito que poetas e autores tão sublimamente o definem como o mais belo dos sentimentos. E o é. Mas estou construindo o que sinto dia a dia. Tenho sim, pra ser mais preciso lampejos do que seja esse nobre sentimento. Ou seja eu invento e reinvento o amor todos os instantes em minha vida. Acredito sim, que o amor não possa ser engessado com palavras, ele congelaria a realidade. O amor é imprevisível e criativo demais pra ser enquadrado numa conjectura de palavras ou numa pílula. E é a sua imprevisibilidade que o torna mais belo e surpreendente.
E finalmente eu posso dizer que hoje eu compreendo que o amor deva ser expressado da forma mais natural possível. Daí posso dizer que, em partes pra mim, o amor não se reduz ao físico e ao româtico... à beleza externa. O amor verdadeiro é a aceitação de tudo o que outro é, de tudo o que outro foi, de tudo o que será, de tudo o que já não é e que talvez nem venha a ser... É isso que o torna sempre uma aventura maravilhosa e inesprimível. E só quem ama sabe disso.