quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cancioneiro

Você parecia o Sol eu era o único que poderia olhar até que você parasse de brilhar sobre mim.
E enquanto nós bebíamos nosso vinho e deixávamos o mundo desaparecer.
O nascer-do-sol tentava terminar isso, enquanto nós tentávamos continuar...
O resto da minha vida não pode se comparar à esta noite e apenas as tristezas têm me dado essa visão,
Elas me trazem para você, a lua transborda pelo teto esta noite.
Nos abraça com força e me mostra que somos certos um para o outro.
E enquanto deitamos aqui e deixamos o mundo desaparecer.
O nascer-do-sol tenta terminar isso, enquanto nós tentávamos continuar...
É tudo sobre a primeira noite e a última, algumas pessoas dizem.
Bem, eu te amo muito mais esta noite, mais do que ontem. O resto da minha vida não pode se comparar à esta noite.
Mas me diz, como pode a vida de alguém ser a mesma depois de um grande amor?
Não, claro que você não tem palavras pra contestar me. Estamos mudados e não há nada que se possa fazer.
Olhando para trás lembrando da dança que compartilhamos Sob a lua, por um momento o mundo estava certo. Como eu poderia saber? E agora? Ainda bem que eu não sabia como tudo iria acabar. Não sabia Como seria nossas vidas.
Precisamos seguir o destino.
Eu podia escapar da dor mas teria perdido a dança com você nos braços.
Eu tive tudo por um momento.
Não fui um rei?
Mas se eu soubesse como o rei cairia...
Quem poderia me dizer?
Sabe, se eu soubesse, mesmo se eu soubesse eu não mudaria nada. Por que sei que fugiria da dor. Mas teria perdido a dança.
Sim, devo seguir meu destino.
E você sabe, sabe que faz parte dele.
E você não vai fugir, não é mesmo?


Arthur Alter

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Amizade talvez seja isso...

"Saber que alguém, em algum lugar, nos compreende, apesar das distâncias e dos desejos não manifestados, faz da terra um lindo jardim". (Desconheço a autoria)
Se existe bálsamo melhor que a amizade eu não sei, se existe sentimento de cumplicidade e liberdade mais verdadeiros eu também não sei. Sei que carrego comigo amigos que nem o tempo e nem a distância conseguiram mudar a intensidade de nossos sentimentos. E você é mais um que vou levar guardado no coração pra sempre. Não importa onde eu (errante nômade) esteja.

___________________________________________
Eu não sei ao certo como aconteceu de fato nosso primeiro encontro, não sei se foi você que olhou-me primeiro ou se foi eu quem primeiro te percebeu. Não sei quem, encontrou quem. Mas sei que nosso encontro foi maravilhoso. Foi diferente de todos que já tive. E foi bem simples. Tanto que te considero um amigo muito especial e tenho motivos de sobra pra acreditar que a recíproca é verdadeira, por tudo que já falamos, por tudo que partilhamos, por meus segredos que só você sabe e por seus segredos, que eu sou um dos poucos que sabe.
Em nossas conversas, o sorriso e a ternura estão sempre presente. Você se preocupa em me deixar a vontade e feliz e eu da mesma forma me esforço para ser companhia agradável...
Eu estive pensando: se o que sentimos não for amizade pura e desinteressada então o que seria amizade? ‘
Eu sei que não tenho direito de exigir que confies cegamente em mim, não tenho direito de saber tudo a teu respeito, não tenho o direito de roubar teu tempo, não tenho direito de interferir em teus caminhos, em tuas decisões, não tenho direito de chantagear-te com minha bondade e compreensão, não tenho direito de exigir que digas tudo primeiro a mim ou que chores sempre em meu ombro, não tenho direito de exigir que corras primeiro em minha direção, não tenho direito de reclamar pelas verdades que não disseste, nem pelas mentiras que eventualmente proferiste, nem pelos segredos que ocultate a mim.
Ser teu amigo não me dá direito algum sobre tua consciência. Antes, ser teu amigo implica apenas e tão somente querer o teu bem, porque te quero bem. E só.
Chamar-te-ei a atenção para certos perigos, estarei ali quando errares, estarei ali quando acertares, estarei ansioso quando doer em ti alguma dor intensa, estarei inquieto quando souber que não vais bem, estarei sorrindo de alegria quando souber que estás feliz. Aplaudirei cada uma de suas vitórias. Mesmo não estando perto.
Para mim, basta saber que estás bem. Não quero mais nada. Você não precisa nem dizer que sou amigo especial ou o melhor amigo e por que eu deveria querer isso? O que eu espero e desejo é que nunca te canses de minha amizade, que nunca te aborreças de saber que alguém se preocupa contigo, que nunca digas: “lá vem aquele chato de novo”.
O que eu espero e sonho é que, se um dia precisares de um par de ouvidos, procures, entre outros o meu também; se um dia qualquer dor te machucar demais, tenhas a coragem, sem medo algum de me encontrar cansado, revoltado, magoado ou vazio, de chegar-te a mim e dizer que precisa de alguém como eu, que nada quer em troca senão tua paz interior.
O que eu realmente quero é que entendas que amigos nem sempre precisam estar por perto. Basta a gente acreditar neles. Entenda que não sou propriedade sua e você não é propriedade minha. Não te quero com exclusividade, mas te quero com ternura fraterna e sincera, entendas que, se fosse preciso eu sumiria de sua vida pra garantir a sua felicidade.
A verdade, as vezes dói. Eu não preciso de você. Não, não preciso mesmo. Mas por que sou teu amigo e te amo com amor fraterno, eu quis precisar de você e gosto de precisar de você. Mas posso viver sem você, assim como você pode viver sem mim. Mas com tua amizade sei que posso crescer bem mais e você também. O segredo da amizade está na liberdade que imprimimos aos nossos amigos. O valor de uma verdadeira amizade se mede pelo grau de sinceridade e verdade com o qual nos tratamos.
Finalmente saibas que a maior das razões pelas quais tenho sido seu amigo é:
Mesmo sem se dar conta, você tem o dom de alterar meu estado de humor. Todas as vezes que eu falo com você, descubro que de mim você nada quer, a não ser que eu seja feliz e que eu cresça em todas as direções possíveis desde que sejam direções certas. Você apenas quer que eu seja uma presença amiga e discreta nas tuas alegrias e nas tuas lágrimas. E foi ao perceber isso, que me dei conta de que nossa amizade não nos prende um ao outro, descobri como é bom ser teu amigo. Acho que eu consegui o que eu sempre quis de alguma forma. Confesso:
Eu sempre quis te conquistar, para devolver-te à tua própria tranquilidade.
É isso mesmo, depois de tanto e tanto, penso que permaneceste livre e eu também. Somos amigos e estamos quites não é?
Tua esperança jamais será desiludida, se tens um verdadeiro amigo.
Arthur Alter

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Da Lei

Aquele acreditava na lei. Funcionário do IAPC, sabia de cor a lei orgânica da Previdência. Chegava mesmo a ser consultado pelos colegas sempre que surgia alguma dúvida quanto à aplicação deste ou daquele princípio. Eis que um dia nasce-lhe um filho e ele, cônscio de seus direitos, requer da Previdência o auxílio-natalidade. Prepara o requerimento, junta uma cópia da certidão de nascimento da criança e dá entrada no processo. Estava dentro da lei, mas já na entrada a coisa enguiçou.
__ Não podemos receber o requerimento sem o atestado do médico que assistiu a parturiente.
__ A lei não exige isso – replicou ele.
__ Mas o chefe exige. Tem havido abusos.
Estava montado o angu. O rapaz foi até o chefe, que se negou a receber o requerimento, como manda a lei.
__ Vou aos jornais – disse-me o crédulo. – Eles têm de receber o requerimento como manda a lei.
Tentei aconselhá-lo: a justiça é cega e tarda, juntasse o tal atestado médico, era mais simples.
__ Não junto. A lei não me obriga a isso. Vou aos jornais.
Foi aos jornais. Aliás foi a um só, que deu a notícia num canto de página, minúscula. Ninguém leu, mas ele fez a notícia chegar até o chefe que, enfurecido, resolveu processá-lo: a lei proíbe que funcionários levem para os jornais assuntos internos da repartição.
__ Agora a lei está contra você, não?
__ Não. A lei está comigo.
Estava ou não estava, o certo é que o processo foi até a Procuradoria e saiu dali com o seguinte despacho: suspenda-se o indisciplinado.
Era de ver-se a cara de meu amigo em face dessa decisão. Estava pálido e abatido, comentando a sua perplexidade. Mas não desistiu:
Vou recorrer.
Deve ter recorrido. Ainda o vi várias vezes contando aos colegas o andamento do processo, meses depois. Parece que já nem se lembra do auxílio-natalidade – a origem de tudo – e brigará até o fim da vida, alheio a um aforismo que, por ser brasileiro, gosto de repetir: “Quem acredita na lei, esta lhe cai em cima.” (FG)

Provavelmente, quando a lei lhe conceder ganho de causa - se, e somente se, - o filho terá seus 15 ou 20 anos. A lei é lenta, cega, injusta e burra...
E é bem assim que funciona a coisa pública no nosso Brasil varonil.
Arthur Alter

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Classificados + Bolsa de Mulher




Homem; moreno claro, pardo, de cor branca e pele negra; olhos castanhos de dia e verdes de noite; descendência indígena por parte de mãe e “gringa” por parte de pai; alto: 1,69; idade: em experiência, boa forma; físico atlético (com uma discreta barriga de cerveja); estado civil: solteiro-casado-viúvo-separado; religião: cristã, espírita e afins; jogador de futebol nos fins de semana, torcedor do Corinthinas e do Flamengo e dos times que lhe convir. Gosta de festas (principalmente 0800), assistir TV (futebol, filmes e novelas), dançar e ouvir música: mpb, rock, samba, forró e as vezes, (só as vezes) um pouco de funk e música clássica; “namorador”, sensual e cheio de ginga; formado em conhecimentos gerais na Faculdade da Vida”; especialista em enfrentar filas e superar obstáculos; saúde enferma administrado pelo SUS; trabalhador; desempregado; Brasileiro.
Interessados ligar pra ###PQP4365###

Bolsa de Mulher
Como? – Ah, sim. Um momento. Óculos, caneta, clipes de papel, escova de dente, absorvente, remédio pra enxaqueca... Eu sei que está aqui em algum lugar... só mais um minutinho, por favor... comprimidos para insônia, telefone do moto-táxi, camisinha – Oooops!!! Escova de cabelo, piranha, batom... ai meu Deus, não to achando... agenda, celular, foto do André, (foto do André?), mas o que isso tá fazendo aqui? Se meu namorado vê isso ele me mata!!!... chave do carro, chave de fenda – Nunca se sabe quando a gente vai precisar, não é mesmo!?! ... Desodorante, anticoncepcional, telefone do tele-pizza... aí que fome... e quando eu fico nervosa a fome aumenta mais ainda! Ô me São longuinho, me ajuda! ... isqueiro, chocolate, cigarros... ACHEI!!! Tá aqui seu guarda, a minha identidade tá qui, ufa, é incrível a quantidade de coisa que pode caber dentro de uma bolsa de mulher não é verdade!?! O duro é ter que guardar tudo isso de novo afff!!!

Arthur Alter Lima


sábado, 6 de fevereiro de 2010

My Bad Romance


Não ponha palavras em minha boca.
Não imagines o que eu deveria ter dito.

Você tem o péssimo hábito de entender as coisas do seu modo.
Eu tenho direito de inventar nas minhas escritas, tenho direito de fingir.
Eu posso falar o que eu quiser.
Go to hell com suas interpretaçãoes vazias
Afinal, elas só fazem sentido pra você.

Eu não quero paixão. Amar eu já amo.
Amor vadio, traiçoeiro, amor amargo
Veneno que não quero sorver
É o copo sempre a meu lado
É sede não saciada.
Amor hostil, certeza sinistra
Verdade cruel, coração dilacerado.
Dá pra me deixar de lado.
Não estou apaixonado, nem quero estar.
Eu quero é farra, eu quero é nada.

Não insista em envolver-me com suas palavras, eu sei fugir
Eu já fugi, estou no deserto. Terra de corações áridos, feridos, dilacerados pelo mais cruel dos sentimentos.
Pra falar a verdade, tudo é apenas insanidade, coisa de mente vazia,
Coisa que não faz sentido.
Não estou escrevendo a você.
Nem pra você.
Estou escrevendo pra que fique claro o que eu quero. E não quero estar apaixonado.
Não insista, nem me peças pra pensar. Eu odeio pensar!
Não insista, nem me peça uma chance, eu não quero nem mil!
Do passado, de paixões, amores eternos e internos sobrou apenas marcas.
Marcas que não quero ver, nem lembrar que existem.
Não me diga que podes curar-me.


"Se a paixão fosse realmente um bálsamo, o mundo não pareceria tão equivocado.

Te dou carinho, respeito e um afago.
Mas entenda, eu não estou apaixonado. A paixão já passou em minha vida,
Foi até bom mas ao final deu tudo errado
E agora carrego em mim
Uma dor triste, um coração cicatrizado
E olha que tentei o meu caminho
Mas tudo agora é coisa do passado
Quero respeito e sempre ter alguém
Que me entenda e sempre fique a meu lado ( não precisa ser todo dia nem pra sempre)
Mas não, não quero estar apaixonado
A paixão quer sangue e corações arruinados
E saudade é só mágoa por ter sido feito tanto estrago
E essa escravidão e essa dor não quero mais
Quando acreditei que tudo era um fato consumado
Veio a foice e jogou-te longe
Longe do meu lado
Não estou mais pronto para lágrimas
Podemos ficar juntos e vivermos o futuro, não o passado
Veja o nosso mundo
Eu também sei que dizem
Que não existe amor errado
Mas entenda, não quero estar apaixonado. "
(Parte do azul ao final: letra de Renato Russo - Longe ao seu lado)

Arthur Alter Lima























sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Menino Vadio


Vem, meu menino vadio
Vem, sem mentir pra você
Vem, mas vem sem fantasia
Que da noite pro dia
Você não vai crescer
Vem, por favor não evites
Meu amor, meus convites
Minha dor, meus apelos
Vou te envolver nos cabelos
Vem perde-te em meus braços
Pelo amor de Deus
Vem que eu te quero fraco
Vem que eu te quero tolo
Vem que eu te quero todo meu
Ah, eu quero te dizer
Que o instante de te ver
Custou tanto penar
Não vou me arrepender
Só vim te convencer
Que eu vim pra não morrer
De tanto te esperar
Eu quero te contar
Das chuvas que apanhei
Das noites que varei
No escuro a te buscar
Eu quero te mostrar
As marcas que ganhei
Nas lutas contra o rei
Nas discussões com Deus
E agora que cheguei
Eu quero a recompensa
Eu quero a prenda imensa
Dos carinhos teus ( te quero todo meu - Arthur)
(Chico Buarque de Olanda)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Gostar de Você!


Eu gosto de gostar de você.
Gosto de pensar que gosto de você.
Gosto de sonhar que posso sonhar com você.
Você me permite sonhar?

Gostar é se aventurar em expectativas minhas e suas.
Gostar de você faz-me acreditar que corações bonitos existem.
Gostar é olhar pra dentro da gente mesmo.
É olhar com cuidado pra não me ferir nem ferir você.

Gostar é ensinar...
E você desde que apareceu em minha vida tem me ensinado a gostar de gostar de você.
Simples assim: sem esperanças! Mas com intensidade.
Gostar é ser sincero.
Gosto do seu modo de gostar de mim.
Você gosta com sinceridade e verdade.
Se eu pudesse pedir.
Pediria pra você só uma coisa: Vem sonhar comigo!
Sonhar é bom não é? Fala a verdade!
E se o sonho é verdade, é melhor ainda, confessa!

Mas enquanto tudo é apenas sonho, sobra a esperança de um dia que chegará.
De uma verdade que acontecerá.
De uma palavra que você deixará escapar só pra eu escutar.
Enquanto isso, tudo é espera. A espera do beijo que vamos trocar...

Arthur Alter Lima