terça-feira, 27 de outubro de 2009

Outubro Rosa




Bom meus caros amigos, estou feliz por dois motivos, o primeiro pela calorosa recepção que recebi dos blogueiros que comentaram no meu primeiro post na blogosfera. E segundo, por ter a oportunidade de participar dessa campanha bonita motivada pelo Luis Fabiano do blog http://luisfabianoteixeira.blogspot.com/, ele é um artista. Vale a pena conferir. Ele está motivando a consciência sobre o Câncer de mama.
Vou postar um pouco das palavras do próprio Luis, para que vocês tenham uma idéia mais acertada. E convido vocês a passarem no blog dele e tb aderirem. Acredito que esse espaço blogoférico deve servir, além de lugar comum para nossas idéias pessoais, também deve ser lugar de educar, formar opinião e informar. Veleu Luis pela iniciativa e pelo belo trabalho.
Fala Luis,
Não, não vou falar daquele famoso quadro do Renoir que leva o mesmo nome do post de hoje. As cores rosa e azul são referências à campanha “Outubro Rosa” e a minha fase atual, respectivamente.
Desde que terminou a minha exposição, não tinha postado nada de trabalho aqui e até já levei um puxãozinho de orelha por causa disso. Como também apoio a campanha de combate ao câncer de mama, que nesta época do ano ganha maior visibilidade, por conta do “Outubro Rosa”, fiz uma arte para a divulgação do evento na internet. Tudo extraoficial, por minha conta mesmo. Não acho que artistas devam ficar se justificando, porque cada um vai interpretar uma obra de arte à sua maneira, mas só queria esclarecer que a minha intenção com esse trabalho e com os próximos que tem a mesma pegada não é chocar simplesmente, embora lembre aquelas campanhas da Benetton, do Oliviero Toscani, dos anos 90. Quis apenas criar uma imagem que estimulasse a prevenção da doença e ao mesmo tempo não esquecesse as mulheres que já estão em tratamento ou que, lamentavelmente, tiveram que perder um seio. Nada contra também ao bunner que vi na bloguesfera feminina, mas acho que funcionaria melhor algo que chamasse mais atenção, que fizesse refletir e não apenas lembrar que em outubro monumentos serão iluminados de rosa, etc. E tem também um lado divertido, na fotografia, essa referência "pin up" que está super em alta.
A “modelo” foi fotografada por Cris Bierrenbach para a revista ELLE de maio de 2001, num editorial intitulado “Nossos Corpos”. Curiosamente se trata de uma colega, uma artista plástica, M.N., que deu a seguinte declaração na época: “A quimioterapia terminou e há dois meses meus fiozinhos começaram a reaparecer. Já tenho 1 cm de cabelo. Pareço mesmo uma criança. Com o fim dessa infância, vou voltar a ser mulher”.

Ainda recorri ao Google, na tentativa de parabenizá-la pela coragem, mas não a encontrei. No mês passado, perdemos Andrea Maltarolli, aos 46 anos, uma das criadoras de “Malhação”. Enfim, é um assunto bastante sério, por isso quem puder abrace essa causa, ajude a divulgá-la, é importante.

Gente muito legal, não é mesmo? Iniciativa brilhante.

Enfim, vou participar também na sexta feira do Dia Verde, promovido pelo Jason, outra pessoa extraordinária no mundo blogosférico. Parabéns ao Jason e a todos que aderirem ao Dia VERDE. É pouco, mas faz a diferença.
Grande abraço a todos
Arthur Alter Lima

15 comentários:

  1. Bela iniciativa essa do Luis de informar e a sua tb de nos comunicar. O câncer, seja ele qualquer, é um probema muito sério e deve ser de conhecimento de todos pois há grandes chances de cura no início do tratamento.

    Belo post.
    Abração ae!

    ResponderExcluir
  2. Oi Arthur. Muito legal isso, é importante a conscientização das mulheres em fazer o exame. É difícil enfrentar isso, é doloroso para a pessoa e a família. Falo por expeirência própria, minha irmã passou por isso recentemente e graças a Deus está tudo bem com ela, conseguiu superar.
    Fico super feliz que tenha gostado, é bom saber que minhas singelas palavras possam transmitir algo para as pessoas.
    Lógico que vc irá vir e eu ir, olha o desaforo da pessoa, kkkkkkk
    Brincadeira viu? Mas espero que venha mais vezes sim, assim como irei.
    E estarei te seguindo tbm.
    Abraços
    :)

    ResponderExcluir
  3. Arthur,
    Legal isso, muito mesmo. Eu sou seguidor e amigo do Luis, acho ele um cara super 10. E vou fazer uma postagem com a mesma imagem tb hj a noite. Parabéns cara, começou mandando bem. É isso mesmo a função dos blogs deve ser bem essa de educar, formar opinião e informar tb. E claro lugar de manifestação de nossas idéias e partilha de experiência. Muito bem vindo a esse mundo particular. Vejo que vc fez uma lista de blogs de pessoas super cult, isso é bom.
    Enfim, obrigado por aderir ao DIA VERDE TAMBÉM
    Feliz de verdade por isso.
    Grande abraço
    Jay

    ResponderExcluir
  4. Luis é magnifico, unico! Bem lembrado aqui! abs

    ResponderExcluir
  5. È muito bom...sempre bom sermos enviados para um lugar tão bom e tão acolhedor como este aqui....e ainda mais quando somos convidados por pessoas excelente como são o ale e jason que nuncam erram..adorei este espaço...


    Ademerson Novais de Andrade

    ResponderExcluir
  6. só agora que tive a oportunidade de visitar completamente seu blog e de segui-lo. Parabéns adorei o 1° post e o segundo, muito interessante o Blog....

    Beijos e abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Por indicação do Jay e o Alê, achei teu blog.
    Muito bom.
    Já tô seguindo e bem-vindo à blogosfera.
    Bjinho ;*

    ResponderExcluir
  8. Oi, Arthur, ficou bem bacana a postagem e legal também saber que as pessoas aderiram espontaneamente, em nome dessa causa que é muito importante, né? E você está muito bem acompanhado, vários de meus amigos blogueiros estão por aqui também. Fico esperando a sua postagem sobre o meio ambiente. Abração!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu me deparei com a foto e me fez pensar bastante, nossa o que deve ser ter o corpo multilado...
    ... e há uma grande chance de cura, ou até mesmo de menor extração do seio, se diagmosticado cedo há grande possibilidade de ser viver normalmente.
    Bom eu fazerei um post sobre isso no meu mundo e vou participar dessas campanha.

    Abraços!

    Ps. É sim, Eu, Jay e Alê temos uma amizade e tanto! Nem repara no nosso modo de tratamento não, é que pegamos confiaça. Daí o resultado é esse, só sai M.


    KKKKK

    ResponderExcluir
  10. Olá! Sou amiga do Jay e Alê! Parabéns pela campanha e seja bem vindo ao mundo blogosférico!!!!!

    Grande abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Fui pro Farol da Barra, aqui em Salvador.
    Muito bacana essa campanha, até antes da explicação de uns dos voluntários eu imaginava não precisar fazer o auto-exame já que ainda não estou na casa dos 30. Mas, inclusive homens devem fazer o exame.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Arthur,
    Autorizado, pra uma causa dessas nem precisa de pedir. to feliz por ver seu engajamento. Gostaria eu de ter mais blogueiros com sua dinamica. Quero te conhecer melhor.
    Abraço e mão a obra
    Jason

    ResponderExcluir
  13. Câncer é uma das piores doenças que uma pessoa pode pegar. Essas campanhas para saúde da mulher são ótimas. Mas acho que o foco deve ser voltado mais para a saúde do homem. As mulheres tem mais facilidade em procurar um médico, fazer os exames e se prevenir. Já o homem é mais cabeça dura nesse sentido. São cheios de preconceitos e neuras, o que muitas vezes custa-lhes a própria vida.

    flw

    ResponderExcluir