segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vagamente: Conceito de amor




Idéia de amor

Trata-se de um conceito muito abstrato e absolutamente subjetivo. Daí o fato de não se poder ser definitivo sobre ele. No entanto, autores no mundo todo tentam das mais variadas formas definir e expressar-se sobre esse conceito. E atualmente o amor virou objeto de estudo e pesquisa nas universidades. Pesquisadores e cientistas acreditam na possibilidade de criar a pílula do amor. (doutor Larry Young, na Universidade de Emory, no estado americano da Georgia, ) Pode até ser possível. Mas será que o sentimento será verdadeiro ou apenas estimulado? Isso fará o amor durar naquele usuário definitiva, genuína e eternamente? Afinal um grande, verdadeiro e eterno amor é o sonho de muitos e, se esse tipo de amor existe, é privilégio de poucos.
Como filósofo, observador, pensador e amante da vida, eu tenho minhas objeções a tais pesquisas, mas acredito que sejam importantes. Na verdade quero dizer que acredito que a espontaniedade, é o que torna o amor verdadeiro. Mas a bem da verdade, todas as formas de definir e apresentar o amor sempre será apenas mais uma manisfetação entre tantas e como sempre, não definitiva.
Por fim, mas não finalmente, talvez você queira saber exatamente o que eu penso acerca do amor. Estranha e verdadeiramente acredito que eu não tenho uma idéia bem definida sobre esse conceito que poetas e autores tão sublimamente o definem como o mais belo dos sentimentos. E o é. Mas estou construindo o que sinto dia a dia. Tenho sim, pra ser mais preciso lampejos do que seja esse nobre sentimento. Ou seja eu invento e reinvento o amor todos os instantes em minha vida. Acredito sim, que o amor não possa ser engessado com palavras, ele congelaria a realidade. O amor é imprevisível e criativo demais pra ser enquadrado numa conjectura de palavras ou numa pílula. E é a sua imprevisibilidade que o torna mais belo e surpreendente.
E finalmente eu posso dizer que hoje eu compreendo que o amor deva ser expressado da forma mais natural possível. Daí posso dizer que, em partes pra mim, o amor não se reduz ao físico e ao româtico... à beleza externa. O amor verdadeiro é a aceitação de tudo o que outro é, de tudo o que outro foi, de tudo o que será, de tudo o que já não é e que talvez nem venha a ser... É isso que o torna sempre uma aventura maravilhosa e inesprimível. E só quem ama sabe disso.

10 comentários:

  1. Arthur,
    Bem vindo ao mundo da blogosfera. Um novo conceito de mundo e interatividade se abre pra você. Esse é o espaço pra gente manifestar nosso ponto de vista, nosso modo de ver a realidade.
    Obrigado por aderir a campanha.
    Grande abraço
    Jay

    ResponderExcluir
  2. Poxa, o primeiro comentário do blog vai ser meu? Que honra! Bem, Arthur, vamos ao seu post. Eu também acho que o Amor é um dos sentimentos mais nobres que existem, porque ele está diretamente ligado à doação. Quando a gente ama, conseguimos até passar por cima de várias coisas ruins, vaidade, inveja, mágoa, enfim, a magia desse sentimento está justamente aí, ser maior do que qualquer outra coisa. Precisa ser sempre regado para que cresça e floresça, claro, por isso admiro aquelas pessoas que passam anos e anos juntas e só num olhar já percemos que elas se amam muito. Sobre a campanha voluntária do "Outubro Rosa": se você postar a imagem já vou ficar muito feliz, porque a ideia é essa, até o final do mês chamar atenção para essa causa que é muito importante, que não diz respeito só às mulheres, né? No Facebook e Twitter as pessoas já aderiram e o retorno tem sido muito bom. Obrigado pela visita no meu blog, apareça sempre que puder. Você escreve muito bem. Abração!!! L.F.

    ResponderExcluir
  3. Arthur... seja bem vindo a esta magia q é blogar ... obrigado pela visita e pelo carinho de suas palavras ... parabéns pelo seu post inaugural, por ele posso perceber a sabedoria e a sensibilidade q está e estará aflorando em seu espaço para compartilhar com todos nós ...

    "o amor deva ser expressado da forma mais natural possível. O amor verdadeiro é a aceitação de tudo o que outro é, de tudo o que outro foi, de tudo o que será, de tudo o que já não é e que talvez nem venha a ser... É isso que o torna sempre uma aventura maravilhosa e inesprimível. E só quem ama sabe disso."

    Perfeita esta sua percepção sobre o amor. Digo isto de cadeira e pela experiência vivida ao longo de minha vida. Só para vc ter uma ideía, eu e o Wander [Bog Novas Estações . http://wanderleyelian.blogspot.com] mantemos uma relação assim a 35 anos. Muitos assustam qdo falamos isto mas é a verdade. O segredo? É compreender o amor nesta dimensão.

    Já seguindo e te likando no meu blog

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Ops ... esqueci, tb sou mineiro ... BH

    abração, conterrâneo!

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Olá Arthur, foi um prazer recebê-lo em meu blog, com toda certeza partilharemos de bons momentos Quando tiver um tempinho, volte.
    Parabéns e sucesso nesta sua nova atividade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Só acho uma coisa triste quando se fala em amor: sempre consideramos o amor no sentido sexual ou relacionamento amoroso. O amor está em tudo. Em detestar acordar cedo e o fazer com prazer porque ama o que faz. Em continuar vivendo quando tudo está diferente do que você deseja porque o amor pela vida é maior.
    Acho que amor é tudo isso, é um conjunto de vários pequenos amores!

    ResponderExcluir
  7. como diz a Maria rita em uma música: " Até hoje ninguém conseguiu definir o que é o amor"

    mas eu gostei disso aqui : "O amor verdadeiro é a aceitação de tudo o que outro é, de tudo o que outro foi, de tudo o que será, de tudo o que já não é e que talvez nem venha a ser"

    Blog novo porém blog com FUTURO!

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Arthur,

    primeiramente, bem vindo ao mundo dos blogs, e sucesso!!!

    Vou confessar se existissem pilulas para amar, e teria uma cartela em casa. Teria todo o amor que precisasse e vejo que não é uma má ideia. (rs)
    Mas, como você mesmo disse, só conhece o amor quem o sente...
    ... quando eu souber o que é o amor de verdade, verei que a "pilula do amor" deve ser feita de farinha.


    Abraço!!

    Ps. muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  9. Oi Arthur, tudo bem?
    Então, o amor está sempre ao nosso redor e se manifesta as vezes pelas pequenas coisas, por pessoas que jamais imaginaríamos. E ñ coloco muita fé nessa pílula, acredito que seria algo superficial e não genuíno. Creio que sofreríamos mais.
    Mas bem vindo a esse mundo que muito se pode compatilhar, ajudar.

    Abraços
    :)

    ResponderExcluir
  10. Ae Arthur
    bem vindo ao mundo dos blogs
    aqui é bom porque vc pode falar o q quiser, na hora que quiser e do jeito que quiser

    valeu por seguir o meu
    Já estou te seguindo e acompanhando tbm
    abraços

    ResponderExcluir