"Saber que alguém, em algum lugar, nos compreende, apesar das distâncias e dos desejos não manifestados, faz da terra um lindo jardim". (Desconheço a autoria)
Se existe bálsamo melhor que a amizade eu não sei, se existe sentimento de cumplicidade e liberdade mais verdadeiros eu também não sei. Sei que carrego comigo amigos que nem o tempo e nem a distância conseguiram mudar a intensidade de nossos sentimentos. E você é mais um que vou levar guardado no coração pra sempre. Não importa onde eu (errante nômade) esteja.

___________________________________________
Eu não sei ao certo como aconteceu de fato nosso primeiro encontro, não sei se foi você que olhou-me primeiro ou se foi eu quem primeiro te percebeu. Não sei quem, encontrou quem. Mas sei que nosso encontro foi maravilhoso. Foi diferente de todos que já tive. E foi bem simples. Tanto que te considero um amigo muito especial e tenho motivos de sobra pra acreditar que a recíproca é verdadeira, por tudo que já falamos, por tudo que partilhamos, por meus segredos que só você sabe e por seus segredos, que eu sou um dos poucos que sabe.
Em nossas conversas, o sorriso e a ternura estão sempre presente. Você se preocupa em me deixar a vontade e feliz e eu da mesma forma me esforço para ser companhia agradável...
Eu estive pensando: se o que sentimos não for amizade pura e desinteressada então o que seria amizade? ‘
Eu sei que não tenho direito de exigir que confies cegamente em mim, não tenho direito de saber tudo a teu respeito, não tenho o direito de roubar teu tempo, não tenho direito de interferir em teus caminhos, em tuas decisões, não tenho direito de chantagear-te com minha bondade e compreensão, não tenho direito de exigir que digas tudo primeiro a mim ou que chores sempre em meu ombro, não tenho direito de exigir que corras primeiro em minha direção, não tenho direito de reclamar pelas verdades que não disseste, nem pelas mentiras que eventualmente proferiste, nem pelos segredos que ocultate a mim.
Ser teu amigo não me dá direito algum sobre tua consciência. Antes, ser teu amigo implica apenas e tão somente querer o teu bem, porque te quero bem. E só.
Chamar-te-ei a atenção para certos perigos, estarei ali quando errares, estarei ali quando acertares, estarei ansioso quando doer em ti alguma dor intensa, estarei inquieto quando souber que não vais bem, estarei sorrindo de alegria quando souber que estás feliz. Aplaudirei cada uma de suas vitórias. Mesmo não estando perto.
Para mim, basta saber que estás bem. Não quero mais nada. Você não precisa nem dizer que sou amigo especial ou o melhor amigo e por que eu deveria querer isso? O que eu espero e desejo é que nunca te canses de minha amizade, que nunca te aborreças de saber que alguém se preocupa contigo, que nunca digas: “lá vem aquele chato de novo”.
O que eu espero e sonho é que, se um dia precisares de um par de ouvidos, procures, entre outros o meu também; se um dia qualquer dor te machucar demais, tenhas a coragem, sem medo algum de me encontrar cansado, revoltado, magoado ou vazio, de chegar-te a mim e dizer que precisa de alguém como eu, que nada quer em troca senão tua paz interior.
O que eu realmente quero é que entendas que amigos nem sempre precisam estar por perto. Basta a gente acreditar neles. Entenda que não sou propriedade sua e você não é propriedade minha. Não te quero com exclusividade, mas te quero com ternura fraterna e sincera, entendas que, se fosse preciso eu sumiria de sua vida pra garantir a sua felicidade.
A verdade, as vezes dói. Eu não preciso de você. Não, não preciso mesmo. Mas por que sou teu amigo e te amo com amor fraterno, eu quis precisar de você e gosto de precisar de você. Mas posso viver sem você, assim como você pode viver sem mim. Mas com tua amizade sei que posso crescer bem mais e você também. O segredo da amizade está na liberdade que imprimimos aos nossos amigos. O valor de uma verdadeira amizade se mede pelo grau de sinceridade e verdade com o qual nos tratamos.
Finalmente saibas que a maior das razões pelas quais tenho sido seu amigo é:
Mesmo sem se dar conta, você tem o dom de alterar meu estado de humor. Todas as vezes que eu falo com você, descubro que de mim você nada quer, a não ser que eu seja feliz e que eu cresça em todas as direções possíveis desde que sejam direções certas. Você apenas quer que eu seja uma presença amiga e discreta nas tuas alegrias e nas tuas lágrimas. E foi ao perceber isso, que me dei conta de que nossa amizade não nos prende um ao outro, descobri como é bom ser teu amigo. Acho que eu consegui o que eu sempre quis de alguma forma. Confesso:
Eu sempre quis te conquistar, para devolver-te à tua própria tranquilidade.
É isso mesmo, depois de tanto e tanto, penso que permaneceste livre e eu também. Somos amigos e estamos quites não é?Tua esperança jamais será desiludida, se tens um verdadeiro amigo.
Arthur Alter