segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Amizade talvez seja isso...

"Saber que alguém, em algum lugar, nos compreende, apesar das distâncias e dos desejos não manifestados, faz da terra um lindo jardim". (Desconheço a autoria)
Se existe bálsamo melhor que a amizade eu não sei, se existe sentimento de cumplicidade e liberdade mais verdadeiros eu também não sei. Sei que carrego comigo amigos que nem o tempo e nem a distância conseguiram mudar a intensidade de nossos sentimentos. E você é mais um que vou levar guardado no coração pra sempre. Não importa onde eu (errante nômade) esteja.

___________________________________________
Eu não sei ao certo como aconteceu de fato nosso primeiro encontro, não sei se foi você que olhou-me primeiro ou se foi eu quem primeiro te percebeu. Não sei quem, encontrou quem. Mas sei que nosso encontro foi maravilhoso. Foi diferente de todos que já tive. E foi bem simples. Tanto que te considero um amigo muito especial e tenho motivos de sobra pra acreditar que a recíproca é verdadeira, por tudo que já falamos, por tudo que partilhamos, por meus segredos que só você sabe e por seus segredos, que eu sou um dos poucos que sabe.
Em nossas conversas, o sorriso e a ternura estão sempre presente. Você se preocupa em me deixar a vontade e feliz e eu da mesma forma me esforço para ser companhia agradável...
Eu estive pensando: se o que sentimos não for amizade pura e desinteressada então o que seria amizade? ‘
Eu sei que não tenho direito de exigir que confies cegamente em mim, não tenho direito de saber tudo a teu respeito, não tenho o direito de roubar teu tempo, não tenho direito de interferir em teus caminhos, em tuas decisões, não tenho direito de chantagear-te com minha bondade e compreensão, não tenho direito de exigir que digas tudo primeiro a mim ou que chores sempre em meu ombro, não tenho direito de exigir que corras primeiro em minha direção, não tenho direito de reclamar pelas verdades que não disseste, nem pelas mentiras que eventualmente proferiste, nem pelos segredos que ocultate a mim.
Ser teu amigo não me dá direito algum sobre tua consciência. Antes, ser teu amigo implica apenas e tão somente querer o teu bem, porque te quero bem. E só.
Chamar-te-ei a atenção para certos perigos, estarei ali quando errares, estarei ali quando acertares, estarei ansioso quando doer em ti alguma dor intensa, estarei inquieto quando souber que não vais bem, estarei sorrindo de alegria quando souber que estás feliz. Aplaudirei cada uma de suas vitórias. Mesmo não estando perto.
Para mim, basta saber que estás bem. Não quero mais nada. Você não precisa nem dizer que sou amigo especial ou o melhor amigo e por que eu deveria querer isso? O que eu espero e desejo é que nunca te canses de minha amizade, que nunca te aborreças de saber que alguém se preocupa contigo, que nunca digas: “lá vem aquele chato de novo”.
O que eu espero e sonho é que, se um dia precisares de um par de ouvidos, procures, entre outros o meu também; se um dia qualquer dor te machucar demais, tenhas a coragem, sem medo algum de me encontrar cansado, revoltado, magoado ou vazio, de chegar-te a mim e dizer que precisa de alguém como eu, que nada quer em troca senão tua paz interior.
O que eu realmente quero é que entendas que amigos nem sempre precisam estar por perto. Basta a gente acreditar neles. Entenda que não sou propriedade sua e você não é propriedade minha. Não te quero com exclusividade, mas te quero com ternura fraterna e sincera, entendas que, se fosse preciso eu sumiria de sua vida pra garantir a sua felicidade.
A verdade, as vezes dói. Eu não preciso de você. Não, não preciso mesmo. Mas por que sou teu amigo e te amo com amor fraterno, eu quis precisar de você e gosto de precisar de você. Mas posso viver sem você, assim como você pode viver sem mim. Mas com tua amizade sei que posso crescer bem mais e você também. O segredo da amizade está na liberdade que imprimimos aos nossos amigos. O valor de uma verdadeira amizade se mede pelo grau de sinceridade e verdade com o qual nos tratamos.
Finalmente saibas que a maior das razões pelas quais tenho sido seu amigo é:
Mesmo sem se dar conta, você tem o dom de alterar meu estado de humor. Todas as vezes que eu falo com você, descubro que de mim você nada quer, a não ser que eu seja feliz e que eu cresça em todas as direções possíveis desde que sejam direções certas. Você apenas quer que eu seja uma presença amiga e discreta nas tuas alegrias e nas tuas lágrimas. E foi ao perceber isso, que me dei conta de que nossa amizade não nos prende um ao outro, descobri como é bom ser teu amigo. Acho que eu consegui o que eu sempre quis de alguma forma. Confesso:
Eu sempre quis te conquistar, para devolver-te à tua própria tranquilidade.
É isso mesmo, depois de tanto e tanto, penso que permaneceste livre e eu também. Somos amigos e estamos quites não é?
Tua esperança jamais será desiludida, se tens um verdadeiro amigo.
Arthur Alter

22 comentários:

  1. Jamais vi uma descrição de amizade tão verídica quanto a sua. "Apesar dos desejos não manifestados", ser amigo mesmo querendo ser algo mais, mesmo que te vejam com maus olhos.
    Obrigado pelo texto, por tê-lo escrito, por ter esclarecido aquilo que todos sabem, porém escondem.

    Por tudo que tenho lido em sua página, quero cenhecer-te, mesmo que virtualmente, tenho apenas 16 anos, mas um milhão de dúvidas que vc poderia ajudar a esclarecer. Vc pode me responder com comentários na minha página, publicarei o seu link por lá, se não se incomodar. http://fobsocial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. rapaz que sentimento maravilhoso ... e como é grande esta amizade, a ponto de sobreviver aos "desejos não manifestados" ... a mim isto me parece ser tão difícil de imaginar qto mais vivenciar ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Linda expressão de amizade, descrita com maestria por alguem que deve ser muito amigo.
    Bjos meus!

    ResponderExcluir
  4. Awnnn!!! Que coisa mais fofa e intensa. Seus amigos - e eu e Alê nos incluímos aqui de alguma forma - tem muito a se orgulhar de você. Eu posso dizer o quanto esse seu coração de mineirinho é lindo e generoso. Só mesmo sendo muito amigo e verdadeiro amigo pra se abrir assim.
    Que seus verdadeiros amigos sintam-se privilegiados por ter você.
    Bju meu e do Alê pra vc.
    Obrigado por partilhar um texto tão lindo assim com a gente.
    Jay

    ResponderExcluir
  5. Tão forte o post: demonstra a intensidade do sentimento que prevalece, a exatidão do sentido de tudo e do valor real da amizade incondicional.

    Abraço, sumido!

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo texto, muito tocante mesmo.
    É bem verdade que poucas pessoas poderiam escrever algo assim. Quantos de nós possuem pelo menos um amigo _verdadeiro_? A vida anda tão corrida...

    Sabe, o comecinho do texto me lembrou muito o "Tentação" da Clarice Lispector, também muito lindo pra quem entende.

    Vc escreve mto bem, congratz. Vou passar a frequentar aqui também. Abraços o/

    ResponderExcluir
  7. Tenho poucas, na verdade pouquíssimas, pessoas nas quais posso encaixar nesse texto. Dá pra contar nos dedos de uma única mão.
    É a vida não?
    Parabéns mais uma vez pelo blog não me canso de ler ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ver Arthur
    e como sou cara de pau ,ja me incluo tb nessa lista ai HAHAHA


    estou aí pra somar
    alias, casa pessoa q faz parte da sua vida está ai pra somar

    fui

    ResponderExcluir
  9. Oi Arthur, tudo bem?
    Menino que lindo, achei um amor esse texto.
    Quando temos um amigo verdadeiro, torna-se um irmão, independente da distância.
    Eu tô ótimo menino, hehhe então tá na casa de mainha heim? rs
    É bom né? rsrs
    Um bjo
    :)

    ResponderExcluir
  10. Arthur, obrigado por ter dado a sua opinião, que é verídica diga-se de passagem. Mudei o nome do meu blog (de novo), agora é fobia social, então não estranhe se esse nome estiver no lugar onde vc postou meu link. Espero que nosso diálogo não termine nisso(pois ainda tenho muito o que perguntar). Abraço.

    ResponderExcluir
  11. ===

    Amizade é assim (ou mais ou menos assim, pois nunca se esgota e cada qual descubra na sua existência a intensidade, a cor e os benefícios!). Penso que amizade rima com liberdade porque não sufoca – como tudo o que é saudável! -, nem faz do outro (o qualquer outro!) mera projeção de desejos particulares. Somos indivíduos, o que vale dizer “mundos”. Explorar cada mundo, conhecendo – e não invadindo! – suas leis e culturas, é saber caminhar no aprendizado do respeito, da tolerância e sobretudo do afeto. É por isso que gosto do valor que os gregos davam a ela, declarando-a uma faceta nova do amor, o “philéo”.

    Gostei daqui. Se me permite, estou explorando outras palavras e alguns pensamentos...

    ===

    ResponderExcluir
  12. Arthur

    Amizade é isso mesmo, forte intensa e sem cobranças. A maior força da amizade é querer ver o outro feliz e a alegria de poder compartilhar tudo.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Amizade.

    Vendo que todos aqueles desejos intensos que tive não puderam se tornar reais. ficarem sendo frutos saborosos em meus pensamentos. a Amizade é o que eu anceio em ter. com aquela pessoa incrivel que Em Crônica e Contos me CATIVA!

    Muitas saudades de vsê *-*

    ResponderExcluir
  14. Amizade é UNICA, assim como o carinho que temos, cada um como uma especialidade diferente, e digo que estou também na lista Hauhauahaua ..
    Sou seu AMIGO viu, entao tambem me encaixo no texto ...
    kkkkkk!!!!

    Saudade viu, aparece.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi querido, perdão por andar sumido aqui... e tambem do meu blog...
    expliquei um pouquinho na minha nova postagem
    amizades sao de fato um dos melhores prazeres da vida e quando encontrados da forma como voces se encontraram é perfeito...
    obra do destino...
    arrazou no post...
    mais uma vez desculpee pela ausencia...
    grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Mais uma vez voce sempre se superando!! poxa muito legal mesmo! parabens por me inspirar.. saiba que as adaptacoes que eu faço e as coisas que escrevo, boa parte delas eu bebi na fonte do seu blog.. hehehe olha eu sou carioca mas moro em sampa.. vams manter contato?! simplesmenteamon@gmail.com abs!!

    ResponderExcluir
  17. OII Amigo
    Saudades de você!
    Você sempre intenso. Tem sempre akeles amigos pelos quais adotamos como irmãos para a vida. Texto lindo msmo, como sempre. Quando eu crescer kero ser como vc. hehe

    Ah, voltei com o blog. Faz visitinha lah depois! ;)
    Grande Abraço amigo!

    ResponderExcluir
  18. Te fiz algo?
    q nao fala comigo, nem me visita?

    Espero q nao,
    Abçs!

    ResponderExcluir
  19. isso mesmooo.... volteii
    hauhauahuahauhauhauhauha
    so tenho que buscar a inspiração pra escrever meus posts... mas agora nao vai faltar nao... hauahuahuahuahauhauha
    tenho quem me de ela... hahahahahha

    ResponderExcluir
  20. Oi, Arthur, obrigadão pela visita. Que bom que vc curtiu o texto e as imagens. Queria mesmo compartilhar com os amigos blogueiros um pouco dessa minha "viagem", em solo baiano. Lindo o seu post, bem intenso e me fez lembrar "Uma Amiaze Sincera" da Clarice Lispector, quando ela diz sabiamente e você reforça aqui: "Amizade é matéria de salvação". Que possamos sempre encontrar verdadeiros amigos em nossos caminhos, né? Abração!!!

    ResponderExcluir
  21. Arthur

    O que está acontecendo com meu amigo, estou sentindo sua falta. Está tudo bem? Só consigo aparecer aos pouquinhos, como dose homeopática...rs.rs.......

    Abraço apertadaço

    ResponderExcluir
  22. Esse texto e do padre zezinho, de um livro que se chama amizade talvez seja isso.

    ResponderExcluir