sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Parar na hora certa é também continuar


As vezes a gente insiste em uma relação que já não tem mais nenhum sinal de vida. As vezes a gente insiste em manter uma relação quando nosso parceiro(a) já não quer mais. Entender que uma relação, não depende só de um é um grande feito. É sinal de maturidade e respeito à vontade e felicidade do outro.
Amor egoísta é esse que insiste em manter uma relação já falida. É imaturidade tentar lutar por algo que as vezes precisa de tempo, de parada, de distanciamento. É assim que vejo a vida a dois. Muitas vezes a gente não sai do lugar e acha que está andando a passos largos, muitas vezes esses passos acabam sendo em direção ao buraco, em direção a um sofrimento maior.
O que quero dizer com: parar na hora certa é também continuar? Estou querendo dizer que quando aceitamos o fim de um relacionamento com maturidade e equilíbrio e tratamos isso com bom senso, daí sim estamos prontos para continuar nossa jornada na vida. Entender a dinâmica da vida é fundamental no processo de nossa felicidade.
Devemos abrir mão de uma relação logo nos primeiros sinais de que algo não vai bem? Não, claro que não. Para isso existe o diálogo, perdão, reconciliação. Mas entender o momento exato de parada é a melhor que coisa que se pode fazer, as vezes até mesmo para salvar essa relação.
Há situações em que os dois insistem tanto. Um em terminar e ou outro em manter a relação, mesmo que seja a “trancos e barrancos”, que isso gera cansaço, estress e na maioria das vezes mágoas que não se curam nunca.
Ao aceitar o fim de um relacionamento, não vamos esquecer e arrancar de nós tudo de bom que vivemos nessa relação, ao mesmo tempo as dores e as decepções não podem nos atormentar. Tudo deve ser lembrado como um momento de aprendizado e crescimento. Esse é o maior desafio. Já ouvi de muitos expressões tipo: Dois anos perdidos de minha vida ao lado de fulando... ou como fui cego(a), como fui idiota... e eu fico pensando: como você esta sendo imaturo(a). Em todo esse tempo houve amadurecimento, crescimento como pessoa, fora os momentos de felicidade que não podem nem ser mensurados. Não há tempo perdido numa relação. Reconhecer isso nos possibilita ter uma relação mais saudável mais a frente.

Certo é que, a pessoa que mais reclama de uma relação anterior, que mais mágoa carrega consigo, é a mais susceptível a ter uma relação com os mesmos defeitos daquela anterior. E como não se aprendeu antes, vai ser a mesma experiência de cobranças, insistências e exigências. Uma relação que não respeita o direito de liberdade e individualidade do parceiro(a) é uma relação fadada ao fracasso, é só uma questão de tempo. Todo mundo gosta de liberdade. E quando se percebe que a relação aprisiona ao vez de nos tornar livres, é então que buscamos liberdade. Liberdade de ser pessoa e pra ser feliz.
Parar na hora certa é também continuar. Continuar a acreditar no amor, mesmo que seja outro amor. Continuar a viver feliz, mesmo que seja ao lado de outra pessoa ou por um tempo sozinho(a). Continuar a sorrir, mesmo que seja pra outra pessoa. Parar na hora certa é também continuar. É abrir os olhos e entender que as vezes a gente está numa relação que não saí do lugar, então é hora de partir pra outra e ser feliz de novo. É sempre possível. Amores passados que nos impedem de ser felizes novamente nunca foram amor é enfermidade cancerígena, que leva a morte.
E eu hoje posso dizer de coração aberto, eu estou bem vivo. Pronto pra amar de novo. De bem com a vida. De minha primeira relação sobrou o mais importante amizade, respeito e carinho. A gente se encara sem mágoas, sem ressentimentos. Sem lembranças? Nunca.

Ps. Amigos. Estou me mudando na Segunda. Não sei quanto tempo vou ficar sem internete. Mas tão logo eu volte ao mundo dos conectados estarei aqui partilhando com vocês um pouco de minha vida em contos e crônicas.
Agradeço de coração ao carinho e amizade de todos.
Arthur Alter

18 comentários:

  1. Boa mudança, então
    (:

    Relação é complicado, porque parar pode ser continuar....apenas para um dos dois, em muitos casos. mas concordo com vc. sei o que é tentar sustentar uma relação que ao olhá-la atentamente esta já está falida

    bju

    ResponderExcluir
  2. Oi Arthur, tudo bem?
    Assunto interessante esse, ótimo pra ser refletido.
    Concodo com vc, a melhor forma de evitar desgastes emocionais é saber o momento exato pra se pôr um ponto final. Penso que quando se termina de uma forma amigável, restará ao menos amizade, respeito e carinho um pelo outro. É a forma mais madura, mais sensata de se fazer, é terminar uma relação assim.
    Então menino, lhe desejo toda sorte do mundo nessa nova etapa de sua vida q está para começar.
    Vá com Deus e q Ele ilumine e abençõe seu caminho.
    Bjo
    :)

    ResponderExcluir
  3. sorte na mudança, volta logo tah?!

    bjitos...

    ResponderExcluir
  4. Talvez parar seja inevitavel! Mas estamos tão acostumados a continuar e preparados pra nunca desistir. que não conseguimos!

    Tipo. eu não consigo parar de vir aqui ^^

    Vou sentir muito a sua falta! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Arthur, lendo tudo isso a única coisa que veio a minha mente foi a frase de Renata Belmonte, que já citei anteriormente em meu blog: "Abandonar, ás vezes, é a melhor forma de se preservar um amor." Espero que goste da frase. Forte abraço e compartilho com você desse período de mudanças. Hoje provavelmente começo uma também. Até mais.

    ResponderExcluir
  6. ...E abandonar antes que o amor se polua e vire amargura...
    bjos querido

    ResponderExcluir
  7. Amigo Arthur, voltei.
    Obrigado pela força dada durante a minha ausência. Você como sempre continua brilhando com seus textos.
    Bjux

    ResponderExcluir
  8. enquando o ser humano for dominado pelo ego, sempre haverá intrigas....
    gostei daqui,
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Huum
    assunto bom de se falar!
    as vezes a melhor coisa abrir mão do amor!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Boa mudança entonces!
    E é importante conhecer esse timing de quando acabou...

    ResponderExcluir
  11. Grande Arthur, estou saindo de férias, vim aqui te desejar muita sorte nessa mudança e que tudo corra bem. Aguardamos noticias suas de SC.

    Good look.

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que eu acredito em vários amores e em substituições hehehe


    podemos nos reiventar sempre né?

    bjus

    ResponderExcluir
  13. gostei muito do seu blog, principalmente dos seus textos :) to te segundo, me segue tbm ? beijos

    ResponderExcluir
  14. opaaa
    vc sempre comentando no meu blog, e eu ja há mais de um mes afastado daqui...foi mal kkk
    andei em falta com vc, mas agora tbm to lendo tudo aqui blza

    e boa mudança pra voce, escreve sobre Floripa e alguma eventual aventura q vc passar por lá
    kkk
    flw

    ResponderExcluir
  15. Oi querido..
    Amar é sempre difícil, não depende de nós , acontece e pronto.

    Sei como é difícil essa situação...
    Estou passando por isso..
    Mas acredito que podemos substituir e sair por cima sempre !!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa esse texto deu uma balançada aqui... gostei muito de lê-lo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Querido Arthur:

    Quando uma relação acaba nos sentimos muito confusos. Um misto de derrota, tristeza, solidão,vazio e alívio. Nem sempre as pessoas tem coragem de serem sinceras consiga mesmas e identificar qando estão vivendo uma relação doentia. Maravilhoso o post. Boa sorte nesta transição da sua vida. Beijosss.

    ResponderExcluir
  18. O título da postagem já diz tudo!


    Pero,
    É difícil quando estamos enredados, quando somos nós os que ficam... que ficam com o gosto amargo de morte na boca (nos versos do Neruda sobre Saudade), morte necessária para um renascer (pois não há ressurreição onde não houver túmulos, bem disse Nietzsche).

    Abraços fraternos,

    ResponderExcluir