domingo, 20 de dezembro de 2009


História da Música
Muitas obras de arte da Antigüidade mostram músicos e seus instrumentos, entretanto não existem conhecimentos sobre como os antigos faziam seus instrumentos. Apenas umas poucas peças completas de música da Antigüidade ainda existem, quase todas do povo grego.
Eu imagino que a maioria das pessoas estejam postando sobre seu próprios gostos músicais. Ao contrário eu resolvi postar sobre o surgimento dá música nas civilizações antigas. O Que temos hoje é resultado daquele tempo. E saber um pouquinho disso é sempre bom. É um tipo de leitura chata, eu sei. Mas talvez você queira ler a história da música em apenas um dos povos que elenquei abaixo de forma bem suscinta. É só escolher!
Egito - Por volta de 4.000 a.C., as pessoas batiam discos e paus uns contra os outros, utilizavam bastões de metal e cantavam. Posteriormente, nos grandes templos dos deuses, os sacerdotes treinavam coros para cantos de música ritual. Os músicos da corte cantavam e tocavam vários tipos de harpa e instrumentos de sopro e percussão. As bandas militares usavam trompetes e tambores.
Palestina - O povo palestino provavelmente não criou tanta música quanto os egípcios. A Bíblia contém a letra de muitas canções e cânticos hebraicos, como os Salmos, onde são mencionados harpas, pratos e outros instrumentos. A música no templo de Salomão, em Jerusalém, no século X a.C., provavelmente incluía trompetes e canto coral no acompanhamento de instrumentos de corda.
China - Os antigos chineses acreditavam que a música possuía poderes mágicos, achavam que ela refletia a ordem do universo. A música chinesa usava uma escala pentatônica (de cinco sons), e soava mais ou menos como as cinco teclas pretas do piano. Os músicos chineses tocavam cítara, várias espécies de flauta e instrumentos de percussão.
Índia - As tradições musicais da Índia remontam ao século XIII a.C.. O povo acreditava que a música estava diretamente ligada ao processo fundamental da vida humana. Na Antigüidade, criaram música religiosa e por volta do século IV a.C. elaboraram teorias musicais. Os músicos tocavam instrumentos de sopro, cordas e percussão. A música indiana era baseada num sistema de tons e semitons; em vez de empregar notas, os compositores seguiam uma complicada série de fórmulas chamadas ragas. As ragas permitiam a escolha entre certas notas, mas exigiam a omissão de outras.
Grécia - Os gregos usavam as letras do alfabeto para representar notas musicais. Agrupavam essas notas em tetracordes (sucessão de quatro sons). Combinando esses tetracordes de várias maneiras, os gregos criaram grupos de notas chamados modos. Os modos foram os predecessores das escalas diatônicas maiores e menores. Os pensadores gregos construíram teorias musicais mais elaboradas do que qualquer outro povo da Antigüidade. Pitágoras, um grego que viveu no século VI a.C., achava que a Música e a Matemática poderiam fornecer a chave para os segredos do mundo. Acreditava que os planetas produziam diferentes tonalidades harmônicas e que o próprio universo cantava. Essa crença demonstra a importância da música no culto grego, assim como na dança e nas tragédias.
Roma - Os romanos copiaram teorias musicais e técnicas de execução dos gregos, mas também inventaram instrumentos novos como o trompete reto, a que chamavam de tuba. Usavam freqüentemente o hydraulis, o primeiro órgão de tubos; o fluxo constante de ar nos tubos era mantido por meio de pressão de água. (fonte: http://www.edukbr.com.br/artemanhas/historiadamusica.asp)




My Top 5 play list. Isso é complicado por que essa top 5 muda com uma certa frequência. Então vou falar das top 5 que estou adorando curtir neses dias que meu coração está in flames. Mas eu tenho sim uma lista da qual vai ser difícil separar apenas 5.
Ok vamos lá. Top 5 for a heart in flames.

Pássaro de fogo – Paula Fernandes
Abrazame – Camila
Sleeping to dream – Jason Mraz
I’m Yours – Jason Mraz
Stoy Enamorado - Thalia y Pedro Capó
É isso, mas a minha top5 que não abro mão e, tenho que ouvir todos os dias é:

You and Me – Lifehouse
Saving Me – Nickelback
You – Switchfoot –
Far Away – Nickelback
Sutilmente - Skank

É isso bju a todos. Pra quem curte e se empolga com as festas de fim ano. Aproveitem bem, se divirtam muito, comam muito, dancem muito, escutem muita música, gritem muito. Mas não se esqueçam que esse deveria ser também o tempo da gente amar mais, perdoar mais e de verdade. Existe uma razão, muito maior que essa que se apresenta aos nossos olhos, que é o verdadeiro sentido de TUDO. Pode ser sua última chance. Estejam atentos.
Arthur Alter

12 comentários:

  1. Arthur !!!!
    aah ! tbm sou apaixonado pela musica you and me dos garotos do lifehouse !
    e ficou bem legal o compact da história da música, um post cult ;D ! rsrs

    beijos ,abraços
    e um ótimo domingo pra ti

    "Existe uma razão, muito maior que essa que se apresenta aos nossos olhos, que é o verdadeiro sentido de TUDO. Pode ser sua última chance. Estejam atentos." ( concordo plenamente!)

    ResponderExcluir
  2. Arthur,

    Muito interessante vc abordar a música em seus princípios, gostei muito e eu nunca tinhalido sobre isso até então.

    Sua Playlist é muito boa ..já ouvi algumas dessas...

    posso dizer q o seu corazón está apaixonado moço.. que ele continue assim até o ano q vem ta? kkkkkkkk

    bjuxx do seu amigo que te adora!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem Arthur! Tentei seguir estes seus mesmos moldes, mas não consegui. A minha saiu como uma crônica. rs

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. You and Me do Lifehouse lindaaaa amo demais *__________*
    Adorei a hisotoria da música muito bom =*

    ResponderExcluir
  5. Sempre culto esse meu querido amigo kkk
    Muito legal mesmo inserir em seu post a historia da música, mas faltou a minha parte ai kkkkkk.
    To brincando.
    Excelente postagem meu caro.
    Esse"Top 5 for a heart in flames."tem algo curioso, por que será hein? kkkkk

    Don't stop the music... kiss(ão) in your heart.

    ResponderExcluir
  6. Bom gosto o seu...viu



    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  7. otimo seu post,
    gosto muito d história.
    na facul, fiz história da Matemática,
    e Pitagoras foi mesmo "o cara",
    a música eh pura matemática, e ele criou junto
    com seus discípulos, a escala musical d hoje.

    abçs...

    ResponderExcluir
  8. Teté,
    Adorei sua postagem "ultra cult" sua top5 pra mim perfeita. Mas o que não faz um coração apaixonado ein?!!!!
    Bju meu querido. Curtindo muito BH?
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  9. legal Arthur ... uma aula sobre história da música ... parabéns

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  10. Oi Arthur, tudo bem com vc?
    Menino a playlist sua q ñ abre mão adorei, tudo que eu gosto, rsrs
    A outra tem umas legais tbm, ñ são muito minha cara, mas são legais, kkkkkkkkkkkk
    E as novidades?

    Bjo
    :)

    ResponderExcluir
  11. Passo para desejar um Natal na magnitude do teu mereciemento.

    Desejo ainda que 2010 seja um ano repleto de sonhos realizados, de amizades fortalecidas, de amores vividos.

    Permaneço afastada das letras por motivos que indepedem da minha vontade.

    "É impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer". Permeada verdade com uma intensidade que jamais pensei suportar.

    Deixo-te minhas folhas com o mesmo carinho de sempre ressaltando a saudade do nosso contato.

    Simplesmente Outono.

    ResponderExcluir
  12. Ai... Camila! Quando eles vão lançar outro cd?

    ResponderExcluir