quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

De Poços de Caldas a Belo Horizonte

A Saga de Augusto e suas mudanças...
Augusto mudara-se com o coração partido. De alguma forma sabia que sua amizade com Felipe se perderia no tempo. Nos primeiros meses após a mudança, suas conversas por msn foram intensas, saudosas e carinhosas. Mas o tempo e a distância se encarregaram de diminuir a intensidade e o carinho. Para Augusto certamente tudo era mais díficil. Afinal, recém chegado em uma cidade onde tudo e todos eram estranhos, nada parecia cair-lhe bem aos olhos.

Decidira fechar os olhos e o coração ao amor. Talvez fosse cedo para uma decisão tão radical, mas decidira que era melhor, não valeria a pena amar outra vez. Era certo que em dois ou três anos seus pais teriam que mudar novamente, era sempre assim. Amar novamente seria passar pela mesma dor, era ser arrancado de dentro de si mesmo.
O tempo realmente deixou Felipe apenas na lembrança de Augusto. Lembrança saudosa. Ainda se falavam via msn, mas raramente, e as conversas eram formais, vagas e frias. Todavia ainda falavam de saudade e vontade de se reencontrarem. E isso só servia pra reforçar em Augusto a certeza de que não valeria a pena se entregar ao amor novamente. Não porque ele acreditasse que poderia voltar ao encontro de Felipe, mas porque ele sabia que mudar de cidade ou talvez até de estado seria inevitável. Afinal em seus 13 anos de vida já havia se mudado quatro vezes.
E o dia fatal, o que Augusto de alguma forma desejava que não acontecesse, aconteceu. Exatamente passados quatros. Augusto hoje aos 16 anos de idade, mudaria novamente. Mas dessa vez não deixaria amores e nem dor na partida. Nos anos vividos em Poços de Caldas, fez amigos e colegas, mas negou-se ao amor e isso o deixara frio, insensível e alheio ao sentimento que aquece a existência. Para compensar seu distanciamento, entregou-se aos estudos, estudar era a justificativa mais convincente pra ele mesmo de que não tinha tempo para amizades sólidas. Mas quem já foi arrancado várias vezes do seu próprio chão, de sua zona de conforto, sabe o que isso significa e inconscientemente ou não, ele se escondeu em algo que não poderia ser arrancado dele.

Augusto chegara ao ponto de pensar em seguir a carreira do pai, assim no futuro suas mudanças seriam justificadas com o trabalho. Se isso aconteceria mesmo, o tempo iria à frente dizer. De outro lado, o mais improvável aconteceu, Augusto recebeu com alegria a notícia que voltariam à sua terra natal.
Ele nascera ali, mas deixara Belo Horizonte aos dois anos de idade. Então o que o alegrou já que de fato ele não conhecia nada da cidade onde nascera? O que poderia ter despertado nele o desejo de morar em BH? A verdade é que ele se empolgara e isso deixou seus pais felizes, afinal nas mudanças anteriores ele sempre se revoltara.
Para Augusto Belo Horizonte era a terra das possibilidades, chegando aos seus dezessete anos, essa nova mudança o animou. Era como se ele pudesse prever o futuro, era como se ele estivesse saindo do cativeiro rumo à terra prometida. Até seus pais ficaram surpresos com sua empolgação. O que estaria acontecendo? O que teria em Belo Horizonte que o animara tanto? Ele nunca conhecera BH de fato. Mas ele sabia que ali na capital das gerais tudo seria mais parecido com a terra dos seus sonhos. Aberto a novas descobertas, curioso para descobrir a verdade narcisística de BH, ele começara a contagem regressiva para a nova mudança. Mas em seu íntimo ele sabia que a empolgação não deveria ser tanta, pois mesmo antes de se acostumar à nova cidade uma nova mudança poderia inesperadamente acontecer, para ele o futuro era sempre imprevisível...


Ps. O Augusto é o pseudônimo desse que vos escreve. As mudanças sempre ocoreram em minha vida com uma frequência que muitas vezes me machucaram. Engraçado que isso influênciou a minha vida e de forma positiva. Mudar hoje gera um certo desconforto comum. Mas hoje mudar de uma cidade a outra ou de estado, já não gera medo e incerteza ou perdas grandes, além das necessárias. A vida adulta traz o conforto e a segurança que muitas vezes começaram a ser construídos em nossa infância. Mesmo sem essa intenção meus pais amadureceram-me para as necessidade que a vida me impõe hoje. Não, eu não segui a carreira profissional do meu pai. E minha mudança, que ocorrerá em poucos dias, é devido ao meus estudos. Escolha pessoal. E estou também feliz.
Abraços, bjus e bom fim de semana a todos.
Ps*. Essa é a primeira parte dos 3 Capítulos dessa saga. Apreciem e deixem suas críticas.
Arthur Alter




19 comentários:

  1. Olá amigo, com certeza vou acompanhar a saga desse
    menino andarilho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei com o Augusto, no caso você. Tamém sopu mineiro, mas não de BH. Conheço BH tenho parentes por lá, cidade cheia de inclinações mas o povo é bão demais da conta!

    Posso me add no msn? athilagoyaz@hotmail.com

    abraços e boa sorte com a mudança que te traga bons frutos!

    ResponderExcluir
  3. Teté,
    Lindo conto, bem escrito, detalhado, sensivel, misterioso, deixou uma boa dose de supense pra gente conferir na postagem seguinte.
    Mas a gente tem que amar ok?
    Te desejamos tudo de bom com muito carinho. Floripa vai te fazer bem....
    Bju nosso.

    ResponderExcluir
  4. nunca vivi esta experiência de mudanças de cidades, e isto hoje me trás um pouco de frustração ... acho q teria sido uma experiência e tanto de vida ... mas por outro lado existiria o preço a ser pago com certeza ... hoje, adulto, livre para decidir os rumos de minha vida, vc me perguntaria: o que te impede então de vivenciar isto hoje ... pois então ... o espírito andarilho não foi despertado em mim e a tendência natural é de se acomodar ... enfim ... vou viajando e ficando aqui e acolá, mas no final volto pra casa aqui na BH das Minas Gerais ...

    Vais morar em Floripa? que maravilha ... aproveite ... para mim Floripa é a capital com melhor qualidade de vida deste país ... além de ser simplesmente linda e maravilhosa ...

    boa sorte querido ... mas não se esqueça nem abandone suas raízes mineiras e belorizontino ...

    bjux querido

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Poxa realmente me surpreendeu descobrir quem era aquele garotinho inocênte. não era apenas imaginação. ele é real! Talvez não tão inocênte hoje e nein tão romântico. mas como as mudanças acoteceram e acontecem. o garotinho também mudou e sempre vai mudar!

    O tempo pode ter levado o amor e trazido o medo. mas o tempo fará o amor brotar e queimar novamente! Só cabe a você deixar essa chama se estender pelo seu coração!

    Ótimo final de semana. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Aeee adorei, ai adoro qualquer tipo de mudança =D
    Beijão =*

    ResponderExcluir
  7. Oii Teté!
    kara foi incrível saber que aquele rapazinho simpático era você. Fico feliz por ter partilhado um pouquinho da sua história conosco.
    Espero que esse amor já tenha renascido no seu coração.

    Ahh toh esperando vc aparecer no msn, mais até agora... Sei não heim!
    Espero que você esteja muuuito bem.
    Bom fim de semana kerido.
    E tih desejo tuuudo de melhor em Floripa. Quem sabe um grande amor de presente de boas-vindas?(seria uma boa ideia??)
    Entãoo, brincadeiras à parte, sabes que estou sempre aki pro que der e vier.
    Abraços Amigão

    ResponderExcluir
  8. Oi Arthur, vc tá bem?
    As mudanças dessa forma são complicadas, imagino todo o baque emocional que vc teve.
    Ao menos vc parece ter superado e isso é o mais importante.
    Que bom que minhas postagens lhe ajudou de algum modo.
    Nada como terapia free
    kkkkkkkkk
    Bjo
    :)

    ResponderExcluir
  9. É realmente muito dificil meu, tem que conviver nessa distancia, por quantas vezes eu já fiz essas loucuras, e hj em dia nao quero mais ficar com um sentimento preso, sabendoq ue tem alguem do outro pronto para acolher ...

    Sempre bom heim arthur, rs ...
    Sorry pela ausencia, estava meio depreee ...
    Deve ter percebido pelo post q tomei uma radicalização total rs!!!!

    Beijaooo, obrigadoo!

    ResponderExcluir
  10. É meu querido, to precisando de mudanças kkk
    Percebe-se né!?
    Seus contos são primorosos, ao ponto de parecer presenciar as histórias, um dos motivos que tornou-se claro para isso é que (parecem) fatos extremamentes vivenciados e reais.
    Fico curioso pela continuação.
    Poços De Caldas é uma cidade divina, sempre estou por lá, é uma cidade que tem lugares dignos de viver um conto,Belo Horizonte também tem seus encantos ,mas já tem mais a cara das metropoles urbanas, apesar de ser muito bonita e histórica.
    Se tivesse as respostas também te daria...
    Mas já que não as temos compartilhemos o que podemos, dai tiraremos muitas respostas.

    Beijo no coração :D

    ResponderExcluir
  11. Opáaa... vim agradeçer a visita...
    Desculpa andar sumido mas é que to em semana de provas na faculdade e isso me enrrola um pouquinho... eu nem posso comentar sobre o seu post agora por que nao li. vim agradeçer a visita e prometo que assim que isso acabar, vou vir aqui e ler todos os que perdi e comentar em todos...
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Naum sei pke mais adorei o Augusto!
    espero a continuação pra ve se continuo apaixonado por ele
    hehehe
    fuiz!

    ResponderExcluir
  13. Nossa...meu sonho é conhecer BH...muito lindo...ahhaha...meu sonho é poder me mudar dessa forma...sempre conhecer lugares novos...

    Abração e até mais...

    ResponderExcluir
  14. Arthur !! eu acho a forma que vc escreve muito deliciosa , não encontro outra palavra melhor pra descrever..
    sou louco pra ter um livro seu, ter um autógrafo,e uma foto ao seu lado, já virei seu fã !
    to aguardando por mais capítulos .

    Beeeijos e boa noite

    ResponderExcluir
  15. olá! td bem?

    interesante o conto! com certeza irei acompanhar os próximos capítulos! eu particularmente sempre morei na mesma cidade até a faculdade...

    abraço,

    apolo

    ResponderExcluir
  16. Agora sim eu li...
    Adorei, mas quero saber uma coisa...
    se ele nao seguiu a carreira de seu pai, entao qual foi ?
    ^^
    hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  17. a mudança sempre traz coisas boas também, renova a gente. e cabe a nós mantermos aquelas pessoas queridas sempre por perto, mesmo que elas estejam longe.

    ResponderExcluir
  18. Eu só espero q vc consiga tb encontrar o "Felipe"...

    fui

    ResponderExcluir